Na Avenida Caxangá, as obras de construção para as estruturas de embarque e desembarque seguem aceleradas. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press |
A estimativa é que até dezembro o processo licitatório esteja concluído. Enquanto a licitação está em andamento, as obras dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste sofreram alguns percalços e os projetos estão tendo que ser adaptados para serem concluídos no prazo. Depois da substituição das estações em concreto por estruturas metálicas para dar mais celeridade às obras, estão sendo feitas adequações no desenho do corredor Leste/Oeste para permitir que o sistema entre em operação antes da Copa de 2014.
Uma das mudanças fica no trecho da Avenida Belmiro Correia, no Centro de Camaragibe, ponto de chegada do Leste/Oeste, onde parte das estações não irá mais ocupar o centro da via. Segundo a Secretaria das Cidades, haverá duas estações do BRT no corredor central e outras três paradas nas bordas laterais, nos dois sentidos, que terão os abrigos adaptados para receber o BRT. Com isso, os ônibus terão portas nos dois lados. Há pelo menos duas razões apontadas pelo estado para implantar as mudanças: a demora na conclusão do processo de desapropriação de imóveis e a falta da construção da via de contorno em Camaragibe, prevista para ter as obras iniciadas somente em 2014.
Há, no entanto, uma terceira razão mais subjetiva, mas não confirmada pela Secretaria das Cidades, em que os comerciantes locais estariam temendo que a avenida se transformasse numa Presidente Kennedy, que se tornou zona de conflito com a população após a implantação do corredor centralizado. Assim como a Kennedy, a avenida central de Camaragibe é voltada para o comércio. “A prioridade deve ser mesmo o transporte público. É bom lembrar que a Belmiro é mais larga que a Kennedy”, disse o professor do departamento de engenharia da UFPE Leonardo Meira.
Uma das preocupações apontadas pelo professor é quanto à mudança de faixa do centro para as bordas laterais do que em relação aos abrigos improvisados. “Acho que estão esquecendo o R de Rapid do BRT. Essa mistura com o trânsito misto reduz a velocidade do corredor”, criticou. De acordo com o secretário das Cidades, Danilo Cabral, a mudança não irá comprometer a operação. “É uma questão pontual. O ônibus vai mudar de faixa na chegada e na saída”, disse. Ainda segundo o secretário serão duas estações de BRT na via: 1 e 2, onde o processo de desapropriação foi concluído. Já as estações 3,4 e 5 serão deslocadas para as calçadas. O secretário disse ainda que as paradas laterais são provisórias até que seja construída a via de contorno para desafogar a maior parte do tráfego que hoje passa pela Belmino. A via está orçada em R$ 70 milhões.
Segunda etapa da licitaçãoPelo menos os lotes 1 e 2 da licitação dos corredores de ônibus do BRT da Região Metropolitana do Recife foram concluídos. O lote 1, que corresponde ao corredor Norte/Sul, entre Igarassu e Recife, com 33,2 km de extensão e 33 estações de embarque e desembarque, ficou nas mãos do consórcio Conorte, formado pelas empresas de ônibus Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur. Já o lote 2 referente ao corredor Leste/Oeste, entre Camaragibe e Recife, com 12 km de extensão, teve como menor proposta de preço o consórcio Rodoviária Metropolitana. Nos dois casos, as empresas já operavam os trechos.
Os outros cinco lotes a serem licitados vão atender aos corredores da José Rufino e Abdias de Carvalho; Mascarenhas de Moraes; Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte; Beberibe e Presidente Kennedy; Domingos Ferreira e BR-101 e Cabo/Ipojuca. De acordo com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nélson Menezes, o atraso no lançamento da segunda etapa do edital de licitação, prevista para o último dia 30 de agosto, se deu para novas adaptações. “Nós tivemos que atualizar os dados de demanda. Não adiantaria nada a gente definir um número x de linhas e ônibus em um terminal que já está com a demanda superada”, afirmou.
Boa VistaPonto de largada do corredor Leste/Oeste, a Avenida Conde da Boa Vista também sofrerá mudanças para se adaptar ao BRT. Como antecipou o Diario de Pernambuco, a via passará a ser exclusiva do sistema, antes mesmo de uma nova requalificação. A ideia é adaptar os atuais abrigos para que o usuário possa efetuar o pagamento antecipado. A mudança ocorre cinco anos depois que a avenida passou por uma reforma que custou R$ 14 milhões com a proposta de fazer parte do Leste/Oeste.
Atualmente 54 linhas circulam pela avenida com um total de 537 ônibus. Com a implantação do BRT serão 16 linhas e 160 ônibus. As outras 38 linhas e 377 ônibus terão que ser deslocados para vias paralelas à avenida. Ruas como a Mário Melo, Palmares, Visconde de Suassuna, Príncipe, Manoel Borba e Barão de São Borja passarão por adequações para receber os ônibus convencionais que precisam chegar ao Centro. O projeto da Prefeitura do Recife só deverá ser concluído no fim do ano. O conceito do projeto, no entanto, já foi apresentado ao Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano.
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