Após boato sobre o fim do Bolsa Família, movimento ainda é intenso nas lotéricas
Filipe Barros - Diario de Pernambuco
Publicação: 20/05/2013 Atualização:
Mesmo após o governo federal desmentir a informação e garantir o pagamento regular dos benefícios do Bolsa Família, o movimento nas agências da Caixa Econômica Federal e nas casas lotéricas segue intenso nesta segunda-feira (20). No fim de semana, o boato de que o programa seria extinto levou milhares de pessoas às unidades de pagamento. As agências amanheceram com muitas filas e com pessoas procurando obter informações sobre o pisódio.
A reportagem do Diario visitou várias lotéricas no Recife. Na Rua Sete de Setembro, na Boa Vista,
amanheceu cheia de beneficiários indo conferir a situação. Movimento intenso também nas Lotéricas de Casa Amarela, na zona Norte. Na agência da Caixa da Praça da República, por sua vez, a presença de clientes e beneficiários era semelhante aos dias comuns, segundo informou o segurança.
O boato começou nas redes sociais e dizia que o dinheiro do programa seria destinado para as vítimas da seca nas regiões que sofrem com a estiagem e que os 13,8 milhões de brasileiros beneficiados ficariam três meses sem poder realizar o saque. O gerente da Lotérica da Rua Sete de Setembro, Manoel Messias, afirmou que não está completamente inteirado da situação, mas que o movimento não está fora do esperado. "No sábado, tivemos uma superlotação na casa, mas hoje está dentro do esperado".
Beneficiado pelo programa, o gari Rivaldo Nascimento contou que se assustou quando soube que o benefício seria suspenso e foi conferir na agência. "Eu soube do boato por um familiar meu. Fui na lotérica de Casa Amarela, quebraram tudo lá e voltei sem ser atendido. Hoje, pela manhã, vi no jornal que não passava de um boato". A balconista Andrea Cunha comentou como recebeu a notícia. "Eu não me desesperei. Meu marido foi retirar o dinheiro por segurança, teve muita dificuldade devido ao número de pessoas que estavam nas agências, mas conseguiu sacar o dinheiro. Depois que vimos que se tratava de uma mentira".
A pedido do Ministério do Desenvolvimento Social, o Ministério da Justiça determinou que a Polícia Federal (PF) instaurasse inquérito para apurar como o boato surgiu e foi espalhado. Além de Pernambuco, a Presidência da República detectou a informação em mais 11 estados como a Paraíba, o Amazonas, o Maranhão e o Rio de Janeiro. A Caixa Econômica Federal informou que os pagamentos seguiram normalmente como já viam sendo feitos e que o benefício não será suspenso e nem cancelado.
Confira abaixo os dias de pagamento os de acordo com a terminação dos cartões:
Cartões com o término 1 - 17/05
Cartões com o término 2 - 20/05
Cartões com o término 3 - 21/05
Cartões com o término 4 - 22/05
Cartões com o término 5 - 23/05
Cartões com o término 6 - 24/05
Cartões com o término 7 - 27/05
Cartões com o término 8 - 28/05
Cartões com o término 9 - 29/05
Cartões com o término 0 - 31/05
Diário de Pernambuco
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe Aqui seu comentário