On Facebook

ads slot

Todas as Postagens

Metroviários cancelam paralisação que ocorreria a partir desta sexta

Categoria aceitou proposta feita pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) após várias rodadas de negociação

Do JC Online

Os metroviários de Pernambuco decidiram, após assembleia realizada nesta quinta-feira (13) na Estação Central do Recife, cancelar a paralisação programada para a 0h desta sexta-feira (14). A categoria estava em greve desde a última segunda-feira (10) e decidiu aceitar a proposta feita pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) após várias rodadas de negociação.

Ao concordar com a proposta, os metroviários aceitaram um reajuste de 7,4% em seus salários, no valor do vale alimentação (que também vai passar de 26 unidades mensais para 28) e no reembolso do plano de saúde. Na prática, os reajustes somados equivalem a quase 30% de ganho real nos salários mais baixos da categoria e de 10% nos salários mais altos.

Além destes benefícios, a CBTU também prometeu discutir e rever o Plano de Emprego e Salário (PES) dos metroviários. O PES tem por objetivo acabar com as discrepâncias existentes entre as classes salariais dos profissionais.

CAMPANHA SALARIAL
- Os metroviários do estado de Pernambuco estão em campanha salarial desde fevereiro deste ano. No dia 28 de maio a categoria entrou em estado de greve e na última segunda-feira (10) programaram cruzar os braços nesta sexta (14).

Desde o começo da campanha, várias tentativas de negociação foram realizadas entre o Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE) e a CBTU, todas elas sem sucesso. Durante esta semana as reuniões foram intensificadas e uma pressão muito grande foi realizada junto aos governos estadual e federal para que a paralisação fosse evitada, já que o metrô será o principal meio de locomoção de torcedores durante a Copa das Confederações que começa neste sábado (15).

HISTÓRICO - A CBTU vinha oferecendo aos metroviários duas opções de contrapropostas: ou um reajuste de 2,02% e manutenção da hora extra em 100% ou um aumento de 4,7% e redução do valor da hora extra para 50%. A companhia também apresentou um plano de demissão voluntária para os funcionários que já se aposentaram mas que continuam trabalhando. Como a categoria não cedeu, a companhia fez a nova proposta, desta vez aceita pelos metroviários.
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu comentário