Quadrilhão reúne três mil componentes em caminhada pelas ruas do Recife
Diário de Pernambuco
Integranres de 40 quadrilhas juninas participa, pelo oitavo ano consecutivo do quadrilhão. Cerca de três mil componentes são esperados no evento considerado único no país. A caminhada dançante pelas ruas do Recife será realizada nesta terça-feira.
A concentração começa às 18h, na Praça Diario de Pernambuco. Às 19h30, o cortejo começa pelas Avenidas Dantas Barreto, Nossa Senhora do Carmo, Martins de Barros, Rio Branco, rua do Bom Jesus e termina no Arraial da Praça do Arsenal onde dançam passos da quadrilha tradicional. O evento é da Federação das Quadrilhas Juninas de Pernambuco - Fequajupe com patrocínio da Prefeitura do Recife.
O quadrilhão será dividido em oito blocos intercalados com um trio de forró. As duas Forroviocas levarão trios pé de serra, para ninguém perder o ritmo. Serão 12 quadrilhas mirins e 28 adultas vindas em sua maioria do Recife, região metropolitana e do interior das seguintes cidades: Olinda, Itapissuma, Cabo, Moreno, Jaboatão, São Lourenço, Tamandaré, Barreiros, Camaragibe e Recife.
Na chegada, no Arraial da Praça do Arsenal todos os componentes fazem o “passeio na roça” com a música símbolo do São João “Olha pro céu” de Luiz Gonzaga. Os trios pé de serra sobem ao palco e 16 marcadores de quadrilha intercalados dizem cada um dois passos para a dança da quadrilha tradicional. Casamento matuto simbólico também será realizado devido a grande importância dele na grande festa com os personagens pai da noiva e padre (Quadrilha Raio de Sol); noiva e fofoqueira (Quadrilha Zabumba); noivo e delegado (Quadrilha Lumiar). A cantora Irah Caldeira encerra o evento com grande show.
O encontro faz duas homenagens para a Quadrilha Mirim Pisa na Fulô uma das mais antigas em funcionamento (33 anos) e Alexandre Baloarte (in memoriam) pelo trabalho relevante em favor dessa dança junina.
Solidariedade - Cada um dos quadrilheiros vai doar 1 k de alimento não perecível para as vítimas da seca de Panelas e Cupira, cidades do interior de Pernambuco. No sábado-6 de julho, a Fequajupe entrega as doações e a quadrilha junina Origem Nordestina, com 100 componentes se apresentam para os moradores dessas cidades. Quem quiser fazer doação pode fazer na concentração na Praça Diario de Pernambuco onde um caminhão estará à disposição e no Arraial da Praça do Arsenal.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe Aqui seu comentário