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Revisando para o Enem: como interpretar cartuns, charges, gráficos


Uso de charges é comum no Exame Nacional do Ensino Médio
Charges, cartuns, quadrinhos, ilustrações, mapas e fotografias são tão comuns no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acabam fazendo parte da rotina de estudos dos candidatos. Como a avaliação que substitui os principais vestibulares do país tem como objetivo testar a competência interpretativa dos estudantes, é necessário estar apto para entender o sentido dos recursos visuais e dos textos interligados a uma imagem.
A banca do exame nacional procura avaliar se o candidato consegue reconhecer as funções desempenhadas pelas imagens, o trabalho dos artistas, a mensagem central e a ligação entre figuras e textos. Diante dessas questões, os feras devem identificar a relação de significado entre a imagem e o texto apresentados no mesmo enunciado.
De acordo com a professora Mônica Soares, do Colégio Motivo, cinco passos são fundamentais para interpretar as perguntas. “Um bom leitor precisa ser capaz de identificar e selecionar os elementos relevantes do texto, organizar suas ideias com relação a esses elementos, estabelecer relações entre os elementos, demonstrar capacidade de interpretar os dados e elaborar hipóteses explicativas para fundamentar sua análise das questões”, enumerou.
Leia a matéria completa no Diario desta quarta-feira (9).

Teste seus conhecimentos sobre o assunto:
1. (Enem 2012) O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando:
A) a ineficiência dos sistema judiciário inglês no território indiano.
B) o apoio da população hindu a prisão de Gandhi.
C) o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa.
D) a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi.
E) a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.
2. (Enem 2012) Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modifi cação produtiva está presente em:
A) Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais.
B) Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal.
C) Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra.
D) Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária.
E) Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários.
As respostas dessas questões serão publicadas no próximo post do Revisando para o Enem.
Respostas do post anterior (Brasil rico e desigual): 1-E; 2-C

Diário de Pernambuco - Movimento Educar
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