On Facebook

ads slot

Todas as Postagens

Morre ator José Wilker





O ator José Wilker faleceu na manhã deste sábado, 5. Ele estava em sua casa, no Rio de Janeiro, e ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas suspeita é de infarto fulminante. Ele deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá Wilker.

Wilker nasceu no dia 20 de agosto de 1947, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Seu pai, Severino, era um caixeiro viajente o filho terminou vindo para o Recife aos 13 anos. Fazia parte do Movimento Popular de Cultura e do Partido Comunista Brasileiro.

Seu primeiro filme foi em 1965, "A Falecida", com uma participação não creditada. Em 1979, esteve no elenco do filme "Bye Bye Brasil" e em 1985, no elenco de "O Homem da Capa Preta".

Participou do  filme "Dona Flor e seus Dois Maridos", em 1976, que foi recorde de bilheteria até 2010, quando perdeu o posto para o filme "Tropa de Elite", em 2010.

Fez 29 telenovelas, tendo estreado em 1971. Nas telonas contabilizou 69 filmes. Foi também comentarista oficial da transmissão da premiação do Oscar da Rede Globo. Além de apresentar o programa Palco & Platéia, que é transmitido pelo Canal Brasil.

Foi diretor-presidente da Riofilme – distribuidora de filmes do município do Rio de Janeiro. As filhas de José Wilker são Mariana, com a atriz Renée de Vielmond, e Isabel, com a atriz Mônica Torres. Foi casado com Guilhermina Guinle. Seu último casamento foi com a jornalista Claudia Montenegro com quem teve Madá.

Seu último personagem, Herbert, na Rede Globo foi na novela das oito, "Amor à vida". Ele fazia o papel do diretor médito do Hospital San Magno, na trama de Walcyr Carrasco. Seu personagem fez par romântico com as personagens das atrizes Carolina Castin, Eliane Giardini e Bárbara Paz.
  
No CinePE deste ano, José Wilker é um dos homenageados, junto com a atriz Laura Cardoso e o filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha, lançado às vésperas do golpe militar em 1964. Na página do festival, na "justificativa" para a homenagem consta: "O vetereno José Wilker, 66 anos, que também é crítico e diretor de cinema e que esteve no Cine PE no ano passado com o longa-metragem Giovanni Improtta, tem 69 filmes no currículo".
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu comentário