Programa Dizendo Tudo
A segunda edição do Curso de Cinema no Brasil chega à cidade de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, de 03 a 07 de junho. Sob realização da Jaraguá Produções, o projeto, que foi aprovado mediante incentivo do Funcultura Audiovisual (2011/2012), tem o apoio das Secretarias de Cultura e Educação de Pernambuco, e tem como objetivo capacitar professores da rede pública de ensino e multiplicadores culturais de diferentes regiões do Estado.
O curso teve início em março deste ano, e já passou pelas cidades de Salgueiro, Petrolina e Garanhuns. Agora em Carpina, o curso segue posteriormente para Igarassu e Olinda (ver cronograma de datas abaixo).
O curso pretende apresentar um panorama dos principais movimentos, filmes e cineastas brasileiros, desde a chegada do cinema no país (no final do século 19) até os dias atuais. Com duração de cinco dias e carga horária total de 20 horas em cada cidade, o curso será ministrado pelo cineasta, pesquisador e professor Fernando Weller*.
O critério de escolha dos locais é o de atuar em cidades ainda não foram contempladas com a primeira edição do curso, onde existam Gerências Regionais de Educação (GREs) e com carência de cursos teóricos voltados para a área audiovisual. A decisão final sobre as sedes do curso em cada cidade foi feita pela produção em conjunto com a Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio da Secretaria de Educação de Pernambuco.
A primeira edição do projeto foi realizada nas cidades de Arcoverde, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Segundo pesquisa de avaliação qualitativa e crítica na primeira edição do projeto, o curso recebeu 93% de aprovação (58% considerando o projeto “excelente” e 35% “muito bom”) e 95 % afirmaram que o curso, além de implantar conceitos úteis para a sua vida profissional, ainda ampliou sua autonomia para uma leitura mais crítica do meio audiovisual.
As vagas serão compostas por 50 alunos por município, a serem preenchidas pela Secretaria Estadual de Educação (através de suas GREs) e pela produção do curso. Serão destinadas prioritariamente a professores da rede pública, principalmente das áreas de história, português, sociologia, filosofia, geografia, artes e afins.
As vagas remanescentes poderão ser preenchidas por outros professores, educadores de apoio das escolas e/ou produtores e multiplicadores culturais locais. A faixa etária é indeterminada, e as inscrições podem ser feitas através das regionais e do blog do curso, de forma gratuita (www.cinecursope.blogspot.com).
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe Aqui seu comentário