On Facebook

ads slot

Todas as Postagens

A hora de cobrar à Telexfree

O Ministério Público do Acre divulgou ontem ter ajuizado uma ação contra a Telexfree em que pede, entre outros pontos, a devolução do dinheiro dos investidores com todos os bônus prometidos pela empresa. O MP ainda pede a desconstituição da pessoa jurídica da Ympactus Comercial Ltda, razão social da Telexfree, a responsabilização dos sócios pela prática de atos ilícitos e o pagamento pelos empresários de uma multa mínima de R$ 8 milhões por danos morais coletivos. Também ontem, deputados estaduais e divulgadores da Telexfree no Acre foram ao Ministério Público tentar rever as medidas contra a empresa, com atividades suspensas e contas bloqueadas pelo Judiciário no último dia 18, a pedido do MP.
A Telexfree é uma empresa que iniciou suas atividades há 1 ano, no Brasil. Ela tem sócios brasileiros, mas se apresenta como empresa americana de venda de pacotes de telefonia VoIP – ligações telefônicas pela internet. Apesar de praticamente ninguém conhecer quem venda o serviço, a Telexfree atingiu no período a marca de 1 milhão de adesões de pessoas.
Toda essa gente não usa o produto e sim faz “divulgação”. Depois de pagar uma taxa de adesão mínima de R$ 600, passam a postar diariamente anúncios em sites de classificados grátis (fazendo publicidade uns para os outros do mesmo produto). Ninguém precisa vender um único pacote de telefonia: os anúncios diários já garantem um pequeno lucro. Mas quem fizer novas pessoas virarem “divulgadores” lucra muito mais.
Assim, muita gente investiu milhares de reais no negócio, o que fez a empresa crescer rápido demais. Ela começou a ser investigada em oito Estados, até o Ministério Público ingressar com uma série de ações contra a Telexfree, acusada de ser uma pirâmide financeira, por lei um crime contra a economia popular.
Uma pirâmide é a oferta de lucros espetacular com a entrada de mais e mais pessoas em um esquema, sem a venda de produto algum, até faltar gente para entrar, o dinheiro parar e absolutamente muito mais gente ter prejuízo do que todo mundo que lucrou.
Consultada sobre o assunto, a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) viu indícios de pirâmide financeira na Telexfree, porque esses esquemas podem envolver um produto real só para ter aparência de legalidade.
Por isso, o MP do Acre ajuizou ações nas esferas civil e penal contra a Telexfree. Desde a semana passada, a Promotora de Justiça de Defesa do Consumidor em exercício, Nicole Arnoldi, já havia adiantado que o MP não deixaria os divulgadores no prejuízo.
“Com essa ação, o objetivo é proteger esse patrimônio e garantir o ressarcimento. Se o esquema tiver continuidade e chegar a quebrar, esse patrimônio pode não existir”, afirmou, em declaração divulgada pela assessoria de imprensa, do Promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Marco Aurélio Ribeiro.

Do Ne10

Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu comentário