On Facebook

ads slot

Todas as Postagens

Grupo Magiluth deixa plateia escolher o quanto quer pagar

Três peças do repertório deles serão encenadas nos teatros Arraial e Marco Camarotti de terça a sábado no projeto Pague o Quanto Puder

Diário de Pernambuco

Deixar o público decidir quanto vale o espetáculo é o mote usado pelo Grupo Magiluth para realizar o projeto Pague o Quanto Puder, que começa nesta sexta-feira e vai até o fim do mês. Três peças do repertório deles serão encenadas nos teatros Arraial e Marco Camarotti de terça a sábado. O grupo convidou ainda o Coletivo Lugar Comum para fazer parte da iniciativa, com os espetáculos de dança Leve e Corpos Compartilhados.

A ação começa com a peça Aquilo que meu olhar guardou para você (2012), que ocupará o Teatro Arraial durante as sextas e sábados de agosto, a partir das 19h. Às terças, quartas e quintas, serão encenados 1 Torto (2010) e O Canto de Gregório (2011). "É preciso ressaltar que os espetáculos não são de graça. Nossa intenção é fazer as pessoas refletirem sobre o orçamento que elas destinam à arte em suas vidas", explica Pedro Vilela, integrante do Magiluth. O financiamento do projeto vem do Funcultura, o que dá ao grupo folga financeira para discutir qual o valor da arte.

A ideia do evento ocorreu com a circulação do grupo com peças mais recentes, especialmente a última, Luiz Lua Gonzaga, em homenagem ao músico. Nessa apresentação de rua, os integrantes do grupo passavam o chapéu no fim das apresentações. "Nos últimos meses, viajamos para o interior e fomos também para bairros com uma realidade financeira difícil, e vimos que nossa atividade estava ilhada com relação a esse público, tanto pela falta de dinheiro quanto pela falta de informação".

Esse resgate do repertório do grupo também faz parte de uma tentativa do grupo de se aproximar ainda mais de um público cada vez mais fiel. "O número de pessoas que nos acompanham aumentou bastante a partir dos nossos dois espetáculos mais recentes, Viúva Porém Honesta e Luz Lua Gonzaga". Remontar as peças anteriores se tornou, então, uma forma de mostrar como o grupo construímos sua linguagem teatral”.

Os espetáculos Um Torto, O Canto de Gregório e Daquilo que meu Olhar Guardou para Você fazem parte de uma sequência qualificada pelos integrantes do grupo como trilogia dos seres humanos tentativos. “Na primeira montagem, o foco era o sentimento, na segunda, a racionalidade e, na terceira, é mostrado o homem contemporâneo no meio de toda essa confusão do mundo”.

Já o convite para a participação do coletivo Lugar Comum surgiu a partir de uma convivência mais estreita entre os dois grupos, cujas sedes ocupam espaços diferentes em um mesmo prédio no Bairro do Recife. “Sempre trocamos ideias e admiramos como eles se organizam, com pessoas relacionadas não apenas à dança, mas com formação em literatura ou moda”.

Serviço
Pague o Quanto Puder, do Grupo Magiluth
Quando: Desta sexta-feira (9) a 31 de agosto
Onde:
Teatro Marco Camarotti (Rua do Pombal, s/n, Santo Amaro)

1 Torto - terças, quartas e quintas, às 19h
O Canto de Gregório - terças, quartas e quintas, às 20h
Aquilo que meu olhar guardou para você - sextas, às 19h; sábados, às 18h e 20h
Teatro Arraial - Rua da Aurora, 457, Boa Vista
Aquilo que meu olhar guardou para você - sextas, às 19h; sábados, às 18h e 20h
Leve - dia 16 (sexta), às 19h
Corpos Compartilhados - dia 17 (sábado), às 20h
A bilheteria abrirá uma hora antes do espetáculo


OUTRAS INICIATIVAS DE PAGUE QUANTO PUDER - NO TEATRO E ALÉM
Teatro
Grupo Galpão - Os Gigantes da Montanha
O grupo fez uma apresentação de rua durante o último Festival de Inverno de Garanhuns e, ao fim do espetáculo, passou o chapéu para receber contribuições, em uma homenagem à tradição do teatro mambembe.
Cibele Forjaz -

Literatura
Pague o Quanto Você Acha que Vale
O projeto idealizado pela editora 24x7 Cultural vende livros em máquinas que aceitam cédulas a partir de R$ 2, no metrô de São Paulo. A empresa oferece títulos variados e também imprime e distribui obras de novos autores.

Música

Radiohead - In Rainbows
Em 2007, o grupo britânico causou surpresa ao lançar o álbum primeiro pela internet, dizendo que os consumidores poderiam pagar o quanto quisessem para baixá-lo.

Flea - Helen Burns

O baixista do Red Hot Chili Peppers lançou um disco solo no qual quase todas as composições eram instrumentais, com participação de Patti Smith. A renda foi revertida para um conservatório americano de música.
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu comentário