On Facebook

ads slot

Todas as Postagens

A vez dos sucos sofisticados Especialistas sugerem que misturar de frutas com hortaliças, além de um incremento visual, contribui para a alimentação



CorreioWeb



 ((Minernivo Junior/ Encontro/ DA Press))


Refrescantes e saudáveis, os sucos de fruta ganham ares de sofisticação ao serem combinados em misturas criativas. A estética da combinação de cores de frutas, legumes e hortaliças é um dos fortes das receitas. Além disso, é possível agradar tanto paladares mais conservadores, como de crianças, quanto estimular os sentidos dos mais aventureiros. Mais uma vantagem desses mistos de sabores é disfarçar ingredientes saudáveis, porém menos desejados.

Receitas inovadoras de suco ganham ainda destaque em eventos e recepções, dividindo espaço com coquetéis alcoólicos, refrigerantes e sucos artificiais. “Com imaginação qualquer pessoa pode criar sua receita, não há limites”, sugere Marcelo de Angelo, proprietário da Quitanda Fácil, que oferece cardápio de sucos variados para eventos. Para ele, muito se ganha ao pensar sucos de forma mais livre. Uma das recomendações é combinar cores interessantes e se orientar pelo visual desejado.

Uma boa mistura, como destaca Pedro Henrique Parreira Soares, proprietário do Bendito Suco e criador do cardápio de sucos oferecido, precisa de personalidade e pode surgir das mais inusitadas ideias. O segredo está em encontrar boas proporções. Muitas vezes, a melhor maneira é testar diferentes quantidades. Vale saber que legumes, hortaliças e verduras, donas de sabores mais marcantes, funcionam melhor quando usadas em menor proporção em relação às frutas na mesma receita.

A nutricionista Eline Werner Bertolossi explica que, apesar de o consumo da fruta inteira ser a opção mais saudável, o suco fresco substitui bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos em pó e os sucos de caixa adoçados – opções nada saudáveis. Sucos frescos levam a vantagem de terem nenhuma ou menor adição de açúcar e maior quantidade de vitaminas e fibras.

Para garantir a saúde da receita, Eline sugere processar o menos possível os ingredientes para manter o máximo da integridade dos alimentos. “Os sucos naturais estão cada vez mais populares em festas, principalmente as infantis, e têm sido muito bem recebidos por crianças e adultos, tanto pelo sabor quanto pelo visual, sempre atraente”, ressalta Eline.

 ((Minernivo Junior/ Encontro/ DA Press))


Receitas de Pedro Henrique Parreira Soares (Bendito Suco)


Beira Lago


200 g de pasta de açaí
Xarope de guaraná a gosto
150 ml de água
80 g de amora
Modo de preparo: Bata todos
os ingredientes no liquidificador
até ficar homogêneo.

Bendito Suco
130 g de abacaxi
250 ml de suco de laranja
12 folhas de hortelã
2 folhas de rúcula
Gelo a gosto
Modo de preparo: Bata bem todos
os ingredientes. Ideal servir gelado.

Para Pedro Henrique, do Bendito Suco, o segredo está nas proporções: é bom testar diferentes quantidades (Minernivo Junior/ Encontro/ DA Press)
Para Pedro Henrique, do Bendito Suco, o segredo está nas proporções: é bom testar diferentes quantidades (Minernivo Junior/ Encontro/ DA Press)
Prepare o seu

Acompanhar a sazonalidade dos alimentos contribui para garantir o melhor sabor do suco, além de se conseguir o melhor preço ao comprar os alimentos da época.

Algumas frutas e legumes, como banana e limão, sofrem rapidamente processo de oxidação, o que interfere no sabor ou na aparência do suco. É melhor servir esses sucos frescos e optar por combinações que disfarcem possíveis mudanças na coloração.

Aproveite, ao máximo, o sabor e a nutrição das frutas. Cascas podem ser transformadas em chás, que depois podem ser misturados a sucos.

Congele as frutas para aumentar sua longevidade. Apesar de alguma perda de vitaminas, pedaços congelados podem ser batidos com frutas frescas para sucos servidos frios.

Experimente usar água de coco e chás como a base do suco no lugar da água.





Receitas de Marcelo de Angelo, da Quitanda Fácil

Harry Potter

200 ml de chá de canela
400 ml de suco de laranja
Um copo de 200 ml cheio de abóbora japonesa ou moranga cortada em cubos, sem casca e pré-cozida em micro-ondas com água por 2 min

Modo de preparo: Bata a abóbora
e o mate. Quando estiver homogêneo, adicione o suco de laranja e bata
um pouco mais. Em seguida, coe
o líquido em um pano ou poliéster.

Abacaxi e capim-santo

400 ml de água
Dois copos de 200 ml cheios
de abacaxi com ou sem casca – se usar casca, higienizar com escova
Uma ou duas folhas de capim-santo

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no modo pulsar. Não é necessário processar demais as folhas de capim-santo. Coar o líquido com um pano ou poliéster. Servir gelado.

Marcelo de Angelo aconselha usar a imaginação: sem limites para ousar nas misturas (Minernivo Junior/ Encontro/ DA Press)
Marcelo de Angelo aconselha usar a imaginação: sem limites para ousar nas misturas (Minernivo Junior/ Encontro/ DA Press)
Combinações saudáveis

Berinjela e laranja: auxilia no combate ao colesterol alto. Maçã, limão, abacaxi, hortelã e gengibre: consumo ajuda a diminuir a pressão arterial.

Frutas vermelhas e uva: potencializam a presença da substância antociamina, que tem função anti-inflamatória.

Beterraba e melancia: também ajudam a diminuir a pressão arterial e auxiliam atletas a melhorar o desempenho.
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu comentário