On Facebook

ads slot

Todas as Postagens

Apac emite novo pronunciamento sobre chuvas em Pernambuco




A Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) divulgou na manhã deste sábado, 18, afirmando ter emitido um “aviso” e não um “alerta” em relação às chuvas que estavam previstas para cair na Região Metropolitana e zona da mata de Pernambuco durante a sexta-feira, 17. Na tarde de ontem, o mesmo órgão convocou uma coletiva na qual disse estar ciente desde às 17h da quinta-feira, 16, sobre as fortes chuvas que atingiriam o estado. O órgao teria, então, comunicado à Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) que alertou as defesas civis dos municipios. Estas por sua vez, não teriam divulgado as informações para não causar pânico.

Confira na íntegra a nota. A Apac é uma agência do governo do estado.


NOTA OFICIAL DA AGÊNCIA PERNAMBUCANA DE ÁGUAS E CLIMA - APAC

Tendo em vista as notícias veiculadas a partir das precipitações ocorridas durante a manhã desta 6ª. feira dia 17 de maio e da comunicação e ações decorrentes, a APAC vem a público esclarecer que:
1 – A previsão meteorológica, pela quantidade de fatores intervenientes como pressão, velocidade e direção dos ventos, que mudam continuamente, não tem condições ainda de prever com precisão exatamente onde as chuvas caem num raio de menos de 15km nem com que intensidade, ou a hora exata em que isso ocorre. Por tais fatores, a quantidade e a concentração da chuva que caiu sobre o Grande Recife em 17/05 não foram previstas por nenhuma entidade de previsão meteorológica.As condições avaliadas foram compatíveis com a emissão de um Aviso Meteorológico, onde são alertados os órgãos para a situação de ocorrência de chuvas com mais de 30mm, situação comum nesta época do ano.
2 - Recentemente situações similares foram previstas, os avisos emitidos e as precipitações ocorreram sobre o oceano, sem atingirem o continente. No caso do evento ocorrido, a precipitação concentrou-se quase toda em apenas 3h, coincidindo com o pico da maré alta, o que agravou as consequências da chuva.
3 – O protocolo estabelecido com os organismos de monitoramento e defesa civil local e nacional tem diferentes critérios do nível de alerta.É possível ter a evidência de situações extremas, como ocorreu em 2010 e 2011, pela grande extensão territorial das condições adversas e as condições de chuva antecedente.Nestas situações o protocolo estabelecido define a emissão de alerta e mobilização geral para a situação, o que ocorreu nestes eventos, minimizando os impactos das enchentes e proporcionando a operação das barragens existentes.
6 – A APAC, juntamente com os órgãos de defesa civil, continua vigilante no acompanhamento dos fenômenos meteorológicos e situação dos rios e barragens para proteção da população pernambucana.
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu comentário