On Facebook

ads slot

Todas as Postagens

Para cada pelagem, um cuidado diferente






Escovações contantes garante a beleza a e saúde das cadelas Sofia e Akira. A dona, a estudante Taís Neves, faz questão de usar as escovas adequadas. (Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press)
Escovações contantes garante a beleza a e saúde das cadelas Sofia e Akira. A dona, a estudante Taís Neves, faz questão de usar as escovas adequadas. (Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press)
Ela é um dos principais diferenciadores de raças e muitas vezes é determinante para a escolha do animal. Cores, texturas e tamanhos diferentes são capazes de combinações quase infinitas. Mas a função estética é só uma entre a pelagem dos cães. Além de proteger a pele sensível dos animais, ela também funciona como reguladora da temperatura corporal. E por isso mesmo o cuidado com os pelos precisa ser contínuo, independentemente de raça ou características, e vai variar de acordo com as peculiaridades e as necessidades específicas das cabeleiras.

O banho regular, apontam especialistas, é a principal medida para manter o pelo saudável. Como a pleagem acumula gordura e sujeiras, só água não é suficiente. E aí entra o arsenal de xampus e sabões veterinários adequados a cada tipo de aninal e facilmente encontrados nos mercados. Hidratação, maciez, clareamento, perfumação e limpeza profunda estão entre os extras oferecidos por xampus e condicionadores específicos para usos veterinário.

“O uso do xampu é um item importante no uso do banho do pet. Ele é o primeiro passo”, ensina o esteticista canino Sergio Villasanti. "Deve-se ter a cautela de escolher um ser um produto com propriedades limpantes mas não irritem a pele". A segunda providência é a aplicação de condicionador. Pode parecer exagero, mas Villasanti garante que a medida é essencial para preservar as características e a saúde dos pelos, especialmente os mais longos.

As cores da pelagem também merecem atençaõ especial na hora da escolha do produto. Pelos claros tendem a sofrer amarelamente, enquanto os escuros podem ficar avermelhados se não forem adequadamente tratados. Produtos desamareladores e com filtro solar são indicados nestes casos.

A rotina de embelezamento vai além. A escovação regular, de preferência diária, é outro fator que vai determinar a beleza e a saúde da pelagem. Para assegurar a eficácia do trabalho, é preciso escolher pentes e escovas adequados às necessidades do bichinho. Para pelos longos e lisos, é recomendada a utilização de uma escova de pino, com bolinhas protetoras nas pontas para evitar arranhões e agressões à pele. Já para os de pelagem mais cheia, a do tipo rasqueadeira (com múltiplos dentes, geralmente metálicos) é uma boa opção. Cães de pele mais sensível exigem o uso de escovas de cerdas ou pentes, enquanto os de pelos curtos podem ser penteados com a ajuda de uma luva rasqueadeira e massageadora.

Embora possa se converter em um momento lúdico e de carinho, alguns animais não gostam da hora da escovação. "O ideal é associar a escovação com prazer. Desta forma o bicho ficará menos resistente", avalia o esteticista.
O estudante Joeb Andrade é um dos que não descuidam da pelagem da sua cadelinha, chamada Tim Tim "Costumo dar banho nela a cada 15 dias". Encontrada na rua, Tim Tim estava com seu pelo todo danificado. "Quando resolvi adotá-la, levei imediatamente ao veterinário e ele recomendou um xampu adequado para hidratação", explica.

O cuidado com os pelos também é prioridade para a estudante Taís Neves. Suas duas cadelas, Sofia e Akira, tomam banho semanalmente. Com pelagens de características bem distintas – já que uma é boxer e a outra pastor alemão – elas exigem procedimentos diferentes "Utilizo uma escova com pino em uma e uma rasqueadeira na outra", diz. Segundo ele, isso afasta a possibilidade de nós.
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu comentário